SERVIÇOS

ÁREA DE JARDINAGEM

Voltar

Confecção e manutenção de lagos e cachoeiras artificiais

A cachoeira, lago ou fonte podem ser colocados no planejamento de implantação do jardim e mesmo depois de jardins já formados, pois seu tamanho estará dentro do espaço não usado para circulação.

Espelhos d’água, esguichos, cascatas, fontes, lagos, tudo faz parte deste tipo de projeto. Ambientes empresarias ou mesmo particulares poderão usufruir. A água em movimento e com peixes induz à meditação e relaxamento.

Neste tipo de projeto o lago ou cachoeira podem ser separados conforme o tipo e material: lagos formais tem forma geométrica definida, com materiais cerâmicos de acabamento, já os informais não têm padrão definido, podendo ser construídos de maneira mais simples.

O local deverá ser plano, longe de ondulações, barrancos, áreas baixas e alagadiças e sem terrenos pedregosos. Deve-se ainda, considerar o tipo do solo do local, pois alguns não possuem estrutura para isso, como antigos aterros, locais mais baixos e alagadiços.

A profundidade também deve ser considerada, pequenos lagos pode ser mais raso. Atentando-se para animais domésticos, crianças e pessoas com deficiência física circulando no local. A profundidade é determinada principalmente se irão colocar plantas e/ou, peixes.

A qualidade da água também é monitorada freqüentemente, principalmente se houver peixes. O ph deverá ser medido por aparelhos próprios, a fim de manter a saúde dos animais.

O revestimento deverá ser com proteção ultravioleta.

É necessária a colocação de bomba para movimentar a água e filtro para limpar a água.

As plantas aquáticas ficam submersas ou semi-submersas, com raízes enterradas no fundo ou em vasos. Ainda, existem as flutuantes que são mais vistosas.

Além disso, ainda podem-se ter plantas adequadas de acordo com o solo e a sombra ao redor do lago. Determinadas pela análise do paisagista ou engenheiro agrônomo.