FENG SHUI > Cromoterapia

Cromoterapia: a cura através das cores

É uma técnica de cura, utilizada deste a mais remota antiguidade, aplicada hoje em dia, com sucesso, nos tratamentos anti-stress, reequilíbrio energético, físico, mental e ambiental, inclusive como apoio de outras terapias, etc.

A luz é uma energia irradiadora, que se move em torno de ondas que vibram, atingindo o nosso corpo. O mesmo passa a vibrar com esta mesma freqüência, favorecendo o equilíbrio energético e conseqüentemente harmonizando a nossa saúde física, psíquica e emocional.

Determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar.

As cores e suas funções:

Cor: Azul

Função: regenerador celular, limpeza, sedativo e analgésico, fixador do lilás.

Área de vibração:

- nervos, músculos e pele

- aura de crianças pequenas, gestantes, idosos e obsediados

- campos nervosos

- remove o excesso e equilibra o cauterizador

Cor: Verde

Função: antisséptico, limpeza, ati-infeccioso dilatador, calmante, isolante, energia regeneradora auxiliar.

Área de vibração:

- aura

- prevenção de estados infecciosos

- casos próprios

- veias, artérias, vasos e musculatura

- campos nervosos na corrente sanguínea e em áreas da cabeça e do corpo no seu campo básico


Cor: Amarelo

Função: reativador, fortificante, tônico, energia auxiliar, energia de ajuste para a cor laranja. Energia desintegradora mais fraca, excitante.

Área de vibração:

- músculos

- tecidos

- nervos

- parte óssea

- local próprio

- pedras e formações arenosas (rins, fígado e vesícula biliar)

- nervos e músculos

Cor: Rosa

Função: ativador e eliminador de impurezas.

Área de vibração:

- corrente sanguínea

Cor: Lilás

Função: cauterizador.

Área de vibração:

- infecções, inflamações, rupturas, etc

Cor: Azul turquesa

Função: coagulante.

Área de vibração:

- corrente sanguínea

Cor: Laranja

Função: energizador, eliminador de gorduras.

Área de vibração:

- fissuras e fraturas

- fraqueza óssea

- traumatismos musculares

- Corrente sanguínea

SAIBA MAIS SOBRE O EFEITOS DAS CORES
Branco

Feng Shui: é uma cor neutra, que pode ser utilizada em qualquer ambiente, mas quando usado demasiadamente passa a sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade.
Pode ser neutralizado utilizando objetos e móveis bem coloridos.
Decoração: um ambiente todo branco, para alguns pode trazer prazer e calma, e para alguns pode trazer prazer e calma, e para outros, frieza, tristeza e impessoalidade.
O branco passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco, quando recebe luz intensa direta.

Preto e Cinza

Feng Shui: é opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve ser usado com muito cuidado, é utilizado em pequenos detalhes da casa.
Decoração: para dar um efeito especial é utilizado em pequenos detelhes tanto no interior como fora da casa. È utilizado para fazer contrastes com o branco.

Verde
Feng Shui: é uma cor neutra que representa o elemento madeira, esta cor em combinação com o vermelho pode tornar o local muito quente. Nos banheiros eleva a energia do local.
Decoração: é uma cor bastante utilizada. No chão nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Já em locais abertos, complementa madeira e jardins.

Lilás
Feng Shui: traz tranqüilidade e calma, estimulando a espiritualidade. Quando utilizado em excesso pode trazer depressão e ansiedade.
Decoração: se for uma cor monocromática poderá cansar.


Laranja
Feng Shui: usado com cautela estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação, mas se usado em demasia poderá provocar conversar demais e até rebeldia.
Decoração: utilizado muito em cozinhas, lembrando sabores agradáveis. Estimula o apetite. Os tons mais escuros desta cor sugere estabilidade.


Vermelho
Feng Shui: estimula várias áreas como relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Por ser uma cor excitante e estimulante deve ser usado com cuidado.
Decoração: em excesso nos ambientes pode provocar excitação e nervosismo, pois é uma cor energética e vibrante. Deve ser usado com cautela, pois ora poderá dar um ar de glamour e até ser exótico, ou ora pode parecer vulgar.

Azul
Feng Shui: nos ambientes traz tranqüilidade por ser uma cor calmante. A tonalidade clara se usada com cautela pois pode provocar sonolência em excesso. È bom para pessoas muito agitadas.
Decoração: deve ser usado em ambientes formais, quando mais escuro, transmite autoridade. Deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia, bom para grandes áreas, mas por tornar-se cansativo deve ser combinado com outras cores.

Amarelo
Feng Shui: estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Na cozinha deve ser utilizado com cautela. Quando usado em excesso pode provocar muita conversa, pensamentos acelerados e confusos e preocupação. É a cor da luz.
Decoração: causa incandência da luz, por isso deve-se tomar cuidado quando usado em grandes áreas e superfícies. É muito utilizado para dar mais iluminação e aquecer áreas escuras.